Quais os beneficios de fazer pilates
Veja aqui alguns benefícios da prática de Pilates.
Outros benefícios:
Além de deixar a barriga sequinha o Pilates proporciona outras maravilhas ao corpo:- Fortalece e alonga os músculos de forma geral.
- Trabalha o períneo, fortalece o assoalho pélvico, melhora a sustentação dos órgãos internos e vísceras e, com isso, previne a incontinência urinaria.
- Melhora a flexibilidade, Ajuda a restabelecer a musculatura abdominal no pós-parto.
- Alivia as dores lombares causadas por má postura.
- Melhora a concentração e a coordenação motora.
- Colabora na reabilitação de lesões, fraturas e hérnias de disco.
Dicas para praticar:
- Contraia sempre a barriga, começando pela região do púbis, subindo até o umbigo.
- Durante todos os exercícios imagine que há um buraco no seu umbigo, como um ralo que suga o abdome.
- Mantenha a coluna lombar reta, sem arrebitar o bumbum nem encaixar os quadris.
INICIANTES TAMBÉM PODEM.
Apesar de ser uma aula bem puxada até quem anda meio sedentária pode experimentar sem medo. Segundo Adriane Costa, coordenadora de Pilates da Universidade do Corpo e Studio Palácio do Pilates, Em Curitiba, indica para as suas alunas iniciantes começarem com exercícios de Met Pilates para conhecer o princípio básico da técnica: a respiração abdominal.Todos os exercícios exigem sincronia perfeita da respiração com o controle muscular do abdome, mesmo aqueles que não são específicos para os músculos dessa região, diz Adriane.
Importante lembrar também que o Pilates pode ser um exercício complementar a qualquer outra atividade. Não substitui nenhuma prática, mas agrega consciência corporal, alongamento e trabalha o fortalecimento muscular sem causar aumento exagerado da massa muscular, explica Adriana. A atenção à postura correta durante a execução dos movimentos elimina a possibilidade de lesões durante o treinamento, tornando-se uma prática bastante segura, diz.
AULA DIVERSIFICADA.
Não existe monotonia nas aulas de Pilates com cerca 4 alunas por turma. Os professores dão atenção individual, para auxiliar nos movimentos e fazer com que os músculos corretos sejam trabalhados, sem provocar tensões desnecessárias, conta Adriane.
A aula começa com um aquecimento e exercícios no solo que trabalham a respiração, alongam os músculos e trabalham a força. As séries são muito diversificadas e nem um pouco cansativas: há mais de 500 variações de exercícios.
Alguns abdominais, por exemplo, são feitos como nas aulas de musculação, porém, ao invés de serem praticados rapidamente por 200 vezes, no Pilates se faz 3 ou 4 repetições executadas lentamente. Em seguida, as alunas passam para os exercícios nos aparelhos.
Durante 1 hora de aula (sem pausa!) a musculatura abdominal é solicitada o tempo todo. Isso garante não só um aumento da força muscular como também a diminuição das medidas dessa região. E para finalizar, toda aula é encerrada com um alongamento que serve para relaxar o corpo.
RESULTADOS RÁPIDOS.
Para conseguir os sonhados músculos bem torneados isso irá depender do grau de consciência corporal e do grau de comprometimento de cada aluna. Mas, de forma geral, a barriga enxuta começa a surgir no primeiro mês de aula praticando duas vezes por semana, durante uma hora.Porém, é bom lembrar que esse resultado rápido se nota em quem quer apenas modelar o corpo. Se o objetivo for perder uns quilinhos Pilates queima, em média, 300 calorias por aula, você precisará de mais tempo se exercitando.
O ideal, nesses casos, é realizar exercícios aeróbicos paralelamente, indica Adriane.
O método Pilates de treinamento tem o nome do seu criador, Joseph Hubert Pilates, nascido em 1880, na Alemanha. Pilates foi uma criança asmática, decidido a superar suas limitações.
Adepto da cultura greco-romana e da filosofia oriental atingiu a idade adulta como um grande esportista.
Pilates mudou-se para os Estados Unidos e montou um estúdio em New York, onde passou a ensinar seu método, tendo grande adesão da classe artística e de bailarinos.
Somente a partir da década de 90, seu método começou a ter sucesso e a ser difundido em diversos países.
Veja mais dicas, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário